O Reino Antigo

Amenemhat viveu no início da XII Dinastia (1991 a.C – 1783 a.C.), uma época de grande riqueza material para a nobreza egípcia e para os funcionários do Estado.

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O Período de Nagada

Amenemhat viveu no início da XII Dinastia (1991 a.C – 1783 a.C.), uma época de grande riqueza material para a nobreza egípcia e para os funcionários do Estado.

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Pré-dinástico: O período Badariano

Amenemhat viveu no início da XII Dinastia (1991 a.C – 1783 a.C.), uma época de grande riqueza material para a nobreza egípcia e para os funcionários do Estado.

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Beni Hassan – Tumba de Amenemhat

Amenemhat viveu no início da XII Dinastia (1991 a.C – 1783 a.C.), uma época de grande riqueza material para a nobreza egípcia e para os funcionários do Estado.

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Tumba de Baqeet III – Beni Hassan

A tumba de Khnumhotep II se situa no sítio arqueológico de Beni Hassan, localizado próximo a cidade de El Minya.

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A Tumba de Khnumhotep II

A tumba de Khnumhotep II se situa no sítio arqueológico de Beni Hassan, localizado próximo a cidade de El Minya.

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A tumba de Khnumhotep I em Beni Hassan

Khnumhotep I foi um nomarca do nomo de Órix, 16° território do Alto Egito, administrado por um chefe em nome do faraó.

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A tumba de Kethy I em Beni Hassan

Maat era, para o egípcio antigo, tanto um conceito quanto uma divindade e estava associada à verdade, ordem, justiça e equilíbrio.

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Egito curitibano: análise do prédio do Templo da Ordem Rosacruz – AMORC

Jeferson Fernando Nabosni Com seus grandes monumentos, a civilização egípcia vem despertando o interesse e a curiosidade de muitas pessoas seja em âmbito acadêmico ou informal. Define-se por egiptologia o ramo da ciência que estuda o Egito Antigo e por Egiptomania a reinterpretação ou o re-uso de traços da cultura egípcia, de maneira a dar-lhes novos significados. Através desta corrente, ao passearmos por Curitiba, podemos nos deparar com construções, nomes de lojas ou monumentos que remetem ao Egito Antigo. Neste artigo, vamos esmiuçar quais as apropriações dos elementos da arquitetura egípcia estão presentes no prédio do Templo da Ordem Rosacruz – Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa (GLP) – AMORC, em Curitiba, realizando um comparativo com o uso da arquitetura egípcia e seus significados. O Templo da AMORC-GLP fora construído no final da década de 1950. Seu estilo egípcio é uma homenagem dos rosacruzes à Antiga Civilização Egípcia, e ao fato de que a origem tradicional da Ordem Rosacruz – AMORC está nas escolas de mistério criadas à época do faraó Tothmés III e amplamente difundidas durante o reinado do faraó Akhenaton. Desse modo, a construção é composta por dois pilones em forma de trapézio, com dimensões monumentais encimados por uma cornija, acabamento curvo, que reproduzem um tradicional templo egípcio antigo, como por exemplo, o Templo dedicado a deusa Isis na ilha de Filae. Esses dois pavilhões, atualmente, abrigam o Templo Rosacruz, a Expedição, a Loja Rosacruz Curitiba e o Templo da Ordem Martinista. Ladeando ambos os lados da construção existem pares de colunas ao estilo Papiriforme. Acredita-se que sua origem remonta a observação dos antigos egípcios dos brotos jovens da planta papiro. Esta era o símbolo da renovação, pois no decorrer de sua existência nasce, cresce e morre, tal qual a vida humana. Os murais do lado esquerdo do prédio são feitos com mosaicos e representam cenas comuns em tumbas, neste caso uma apropriação dos painéis provenientes de uma tumba da 18ª dinastia (c.1340 a.C.), localizada em Luxor, pertencente a um egípcio chamado Menna. As cenas aludem à vida cotidiana, como a caça em um pântano de papiro e o trabalho no campo. O portal em meio às construções, conhecido por Portal de Akhenaton, traz uma série de representações em altos e baixos relevos, os hieróglifos presentes possuem caráter apenas decorativo, já as imagens podem ser interpretadas. Ao topo tem-se o disco solar alado ladeado por duas serpentes, cujo nome latino é uraeus. Logo abaixo uma cena de adoração, onde se vê claramente uma mesa de oferenda ao centro e acima, Aton, o deus-sol. A esquerda, o faraó Akhenaton ergue as mãos em sinal de adoração, da mesma forma, a direita, sua esposa Nefertiti seguida por suas filhas fazem o mesmo gesto. Os oito registros que ladeiam a entrada, aludem a cenas de adoração a alguns deuses, como Ptah e Hathor, musicistas tocando harpa e possíveis sacerdotisas complementam as cenas, ao fim, touceiras estilizadas de papiro arrematam o portal. Quem passeia pelo bosque Rosacruz em Curitiba, ao deparar-se com esta construção, sente-se um pouco no Antigo Egito. A utilização desses elementos egípcios neste e em outros prédios da Ordem Rosacruz – AMORC ecoam como uma manifestação de reverência ao passado onde, há milênios, as grandiosas construções permanecem em pé, contribuindo assim para a formação de uma imagem de mistério, um mundo visível carregado de simbologias que permeiam entre o mágico e o oculto no imaginário popular. Templo dedicado à deusa Isis localizado na ilha de Filae. Os pilones encimados com cornijas, o portal e a porta do templo em muito se assemelham ao prédio da Ordem Rosacruz – AMORC. Mural pintado na tumba de Menna, 18º dinastia (c.1340 a.C.). Inspirados neste painel e em outras cenas que compõem as paredes da tumba, mosaicos foram feitos na lateral esquerda do prédio. Colunas como esta, conhecidas por papiriforme, ladeiam o prédio. Por sua vez ao lado temos um broto de papiro, ao qual acredita-se ser a origem deste uso.

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Serapeum, o complexo funerário dedicado ao touro Ápis

Camila Czelusniaki– Monitora do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon O culto a animais sagrados no Egito Antigo remete desde o período pré-dinástico, em vista que se procurava adorar as forças ou potências divinas através de animais que simbolizavam as principais características, funções ou atributos dos deuses. O touro foi representado como animal sagrado em diversas civilizações da Antiguidade, com os egípcios antigos não foi diferente, em vista que vários de seus deuses são representados ou relacionados simbolicamente com a espécie bovina. Na Pedra Palermo, documento histórico do período pré-dinástico datado de 3100 a.c., há informações sobre o culto ao touro Apís, divindade relacionada a fertilidade, força, energia e virilidade. O Serapeum é um edifício dedicado ao culto do touro Apís e está localizado em Saqqara, a necrópole da antiga cidade de Menfís. Em Menfís acreditava-se que o touro Apís era a encarnação do deus Ptah, deus criador e patrono dos artesões. O animal que seria adorado como o deus, deveria apresentar uma lista de características que o identificaria, como por exemplo, ter uma pelagem preta, barriga e patas brancas e possuir uma mancha branca em formato de águia em seu dorso. O animal possuía tanta importância que após sua morte, havia um dia de luto nacional, ele também era mumificado e levado pelo caminho sagrado de Menfís até o Serapeum onde seria sepultado. O Serapeum foi descoberto em 1851 pelo arqueólogo Auguste Mariette, este se dirigiu em 1850 ao Egito com o objetivo de adquirir documentos coptas, siríaco, árabe e etíope para o Museu do Louvre, entretanto os monges negaram-se a vender. Desta forma, Mariette iniciou o processo de escavações em Saqqara, onde descobriu através de vestígios de esfinges, o Serapeum. Auguste Mariette em seu livro “La Serapeum de Memphis” relata que este local foi descrito pelo geografo Estrabão (século I d.C), o arqueólogo acreditava que este registro foi intencionalmente escrito para que 18 séculos mais tarde, o local pudesse ser encontrado. “’Encontra-se’, disse o geógrafo Estrabão (século I d.C.), ‘um templo de Serápis em um lugar tão arenoso que o vento amontoa as dunas de areia sob as quais vimos esfinges, algumas meio enterradas, outras enterradas até a cabeça, a partir do qual se pode supor que o caminho para este templo não poderia ser sem perigo se alguém fosse pego em uma tempestade de vento repentina’. Não parece que Estrabão escreveu esta frase para nos ajudar a redescobrir, depois de mais de dezoito séculos, o famoso templo dedicado a Serápis? Era impossível duvidar.” (MARIETTE 1882, pag.6). A primeira parte adentrada por Mariette e sua equipe, foi um pátio do templo, nesta escavação eles encontraram a estátua do escriba sentado datada 5°dinastia 2450-2325 a.C, ou 4°dinastia 2620-2500 a.C, esta estatua é considerada uma das mais famosas esculturas da história Egípcia. O caminho para a primeira galeria estava bloqueado por uma grande rocha, foram utilizados explosivos para acessar, abaixo desta rocha estava a múmia do filho de Ramsés II, príncipe Kaemuaset, este era sumo sacerdote de Ptah e administrador dos templos menfitas. Durante seu tempo como sumo sacerdote executou vários enterros do touro Apís no Serapeum. No ano 30 de Ramses II, Kaemuaset redesenhou o Serapeum, ele criou uma série de câmaras funerárias subterrâneas para o sepultamento de vários touros Apís. As câmaras funerárias possuíam inúmeras estelas dedicadas ao touro Apís com cenas iconográficas e escritas hieroglíficas. Os touros eram enterrados em sarcófagos de um único bloco de granito escuro ou quartzo amarelo, os quais medem 4 metros de altura e pesam entre 60 e 80 toneladas. Esta instalação possuía 24 sarcófagos, entretanto a maioria destes foram encontrados vazios, alguns contendo apenas ossos bovinos. Em 1852, ocorre a descoberta de uma galeria mais antiga conhecida como “grandes abobadas”, nesta os touros eram sepultados em sarcófagos de madeiras. No mesmo ano, Augusto Mariette descobre uma terceira série de sarcófagos, datadas do reinado do Faraó Amenofis III, da XVIII, até a XIX dinastia, nesta escavação encontraram dois caixões intactos do Apís VII e Apís IX, com estatuas shabtis, vasos canônicos e amuletos. O Serapeum continuou sendo utilizado até o período greco-romano. No final do século III d.C, com a ascensão do poder do imperador romano ocidental, Flavio Honório, o culto ao deus Apís foi banido.     Referências: DUNN, Jimmy. The Serapeum of Saqqara. Tour Egypt, disponivel em: http://www.touregypt.net/featurestories/serapeum.htm. Acesso: 20 de julho de 2022. STRINGFIXER. Khaemweset. Disponivel em: https://stringfixer.com/pt/Khaemwaset. Acesso: 21 de agosto de 2022 REDATOR, Fronteira da Paz. O Serapeum de Saqqara: Um Túnel Gigante de Luz?. 5 de agosto de 2021. Disponivel em: https://fronteiradapaz.com.br/site/2021/08/05/o-serapeum-de-saqqara-um-tunel-gigante-de-luz/. Acesso: 13 de agosto de 2022 MARIETTE, Auguste. Lá Serapeum de Menphis por Auguste Mariette-Pacha. 1822. BORISOV, Konstantin. The Serapeum of Saqqara. Alternative theory for the granite coffers. Disponivel em: https://www.academia.edu/download/57044374/Alternative_theory_for_the_granite_sarcophagus_ of_the_Serapeum_of_Saqqara_2.pdf. Julho de 2018. Acesso em: 26 de julho de 2022.

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