A Tumba de Khnumhotep II

A tumba de Khnumhotep II se situa no sítio arqueológico de Beni Hassan, localizado próximo a cidade de El Minya. A necrópole é composta por 39 tumbas de sacerdotes, nobres e oficiais que viveram durante o Reino Médio (2040-1640 a.C).

Khnumhotep II governou um pequeno território, chamado de nomo, especificamente o de El Oryx – 16° nomo no Alto Egito. Ele viveu entre os reinados de Amenemhat II (1929 – 1892 a.C) e seu filho, sucessor, Senusret II (1897 – 1878 a.C), da XII dinastia, ambos tiveram um reinado de intensa relação diplomática e comercial com os povos vizinhos. A tumba de Khnumhotep II contém inscrições e pinturas de cores vibrantes e originais do período, e em algumas há menção aos faraós e relações exteriores.

Este nomarca possuía diversos títulos, entre eles estão ‘Supervisor dos sacerdotes’, ‘supervisor do deserto oriental’, ‘conde da cidade de Menat-khufu’ e ‘príncipe hereditário’. Além de governante de nomo, ele também foi sacerdote do deus Hórus e da deusa Pakhet; estes eram representados respectivamente como um falcão, deus sucessor do trono egípcio, e uma leoa, deusa da guerra.

Em sua tumba há 222 colunas de inscrições hieroglíficas que descrevem sua vida. Ele era filho de Nekhry, governador da residência real, sua mãe, Beket, era filha do nomarca Khnumhotep I, também do 16° nomo, assim como seu neto veio a ser futuramente. Khnumhotep II se casou com Khety, filha mais velha do nomarca de Chacal. Ele e sua esposa tiveram dois filhos, Nakht, que se tornou governante do distrito de Chacal, e Khnumhotep III que recebeu altos cargos em Menet-Khufu.

A tumba de Khnumhotep II ficou conhecida como a tumba 3 do complexo de Beni Hassan (BH3). Construída em pedra, há em sua fachada duas colunas em estilo protodorico, possui uma antecâmara e um santuário interno, onde se localiza a câmara funerária que contém dois poços para enterramento. Na entrada do santuário, os batentes das portas possuem textos que trazem a fórmula de oferendas para o proprietário e, na parte superior, há a representação de Khnumhotep II caçando aves com redes de pesca, com diversos pássaros presos. De cada lado da porta há representações do falecido sentado em uma cadeira de ébano.

Na entrada do santuário, existem dois painéis localizados de lados opostos que mostram Khnumhotep II praticando atividades na área pantanosa. No painel esquerdo, o falecido encontra-se em cima de um barco de papiro caçando aves com um bumerangue. Abaixo desta cena, há outra com egípcios pescando com uma rede de pesca. No painel direito, na cena principal, tem-se Khnumhotep II caçando aves com rede e, abaixo, em um painel estreito, há cenas de guerras, onde é possível observar um homem sendo jogado ao rio.

A tumba ficou bastante conhecida por possuir a pintura da migração de povos Amu: povos que viviam a leste e a nordeste do Egito, chamados de beduínos semíticos. Esta representação remete aproximadamente ao ano 6 do reinado de Senusret II, sendo composta por uma caravana de trinta e sete asiáticos que chegaram ao Egito para comercializar maquiagens e outros produtos. Na cena, há representações de homens, mulheres e crianças vestidas com roupas coloridas, carregando lanças e acompanhadas de animais que carregavam bagagens ou que seriam comercializados.

Acima das representações dos beduínos semitas, há imagens de caça à animais, como a gazela, o antílope, o íbex, o chacal, o leão e outros que eram comuns no território. Abaixo dos beduínos, há cenas de animais que foram domesticados pelos egípcios, como o gato, o gado e as aves.  A relação entre os egípcios e a fauna e flora são frutos da religião egípcia, uma vez que, a partir da observação da natureza os egípcios relacionariam estes com suas divindades.

Referencias:

PEINADO, Federico Lara. Khnumhotep II (ca. 1890 a.C.). La Web das biografias. Disponível em: https://www.mcnbiografias.com/appbio/do/show?key=khnumhotep-ii . Acesso em: 05 maio 2023.

A TUMBA de Khnumhotep II. Ministério do Turismo e Antiguidades, 2019. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/monuments/the-tomb-of-khnumhotep-ii/ . Acesso em: 5 maio 2023.

O TÚMULO de Khnum-hotep II. Cairo Top Tours, 2014. Disponível em: https://www.cairotoptours.com/pr/Egipto—Viagens—Guia/bani-hassan-tumulos-/a-tomba-de-Khnum-hotep-II . Acesso em: 5 maio 2023.

COELHO, Liliane Cristina. Vida pública e vida privada no Egito do Reino Médio (c. 2040- 1640 a.C). 2009. Dissertação pós-graduação (História) – Universidade federal de fluminense, Niterói, 2009. Disponível em: https://www.historia.uff.br/stricto/td/1313.pdf . Acesso em: 5 maio 2023.

Animais egípcios e onde habitam. Gravação de Ewerson Dubiela e Vivian Noitel. Facebook Museu Egípcio e Rosacruz: Amorc, 2020. Disponível em: https://fb.watch/kkVOVGBikQ/. Acesso em: 5 maio 2023.

Texto por: Camila Czelusniaki – Monitora do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon

Imagens retiradas do site: A TUMBA de Khnumhotep II. Ministério do Turismo e Antiguidades, 2019. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/monuments/the-tomb-of-khnumhotep-ii/ . Acesso em: 5 maio 2023.

Logo

Sobre nós

O Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon é uma iniciativa da Ordem Rosacruz - AMORC e tem como objetivo divulgar e preservar a história do Egito Antigo.

Tour Virtual

Contato