Busto de Princesa do Período Amarniano

Período: Reino Novo – XVIII dinastia – 1550 – 1307 a.C.
Proveniência: Tell-el-Amarna – Egito.
A original encontra-se no Museu do Louvre – Paris – França.

Produzida em calcário, esta escultura demonstra o refinamento e a versatilidade da arte na época amarniana.

Encontrada no sítio de Tell el-Amarna, a antiga Akhetaton, pelo arqueólogo turco-americano Hagop Kevorkian, faz parte da coleção egípcia antiga do Museu do Louvre desde 1937.

Trata-se de uma das filhas do faraó Akhenaton com a rainha Nefertiti. Ao total, o casal teve seis filhas. Vida e morte destas princesas podem ser traçadas a partir de uma série de representações da família real da época.

Aqui, a princesa é retratada como uma adolescente, cujos cabelos trançados descem por uma das laterais da cabeça. Tal elemento contrasta com a precisão geométrica da face.

Não se sabe dizer qual das seis filhas de Akhenaton é esta figura, pois não traz nenhuma inscrição.