O Ka de Tutankhamon em Granito

Encontrada dentro do Templo de Amon (em Karnak) esta estátua de Tutankhamon em granito tinha as dimensões reais do faraó. Ela foi descoberta juntamente com uma segunda imagem quase idêntica a ela, e estas duas estátuas podem ter ­ladeado um portal dentro do templo. Apesar de não terem sido encontradas na tumba, os cartuchos ilustrados no pilar do fundo identificam o governante da XVIII dinastia.

Tutankhamon tem na cabeça o toucado nemes e, sobre este, um uraeus (símbolo da soberania e divindade no Egito Antigo). Em uma pose típica da realeza masculina, ele está adornado com um saiote masculino até o joelho com um painel frontal engomado na forma de um trapézio sobre o qual ele repousa as suas mãos em um gesto de adoração. O jovem rei está com suas sandálias, e seus pés estão colocados diretamente em cima de nove arcos que representam os inimigos do Egito, os quais ele precisaria derrotar para preservar Maat (“verdade e ordem”), mantendo, ao mesmo, tempo Isfet (“caos”) à distância. Entre suas pernas também é possível ver a cauda do touro divino, um símbolo da virilidade do faraó.

A estátua tem elementos que pertencem à iconografia do período de Amarna, notadamente as orelhas furadas, a cintura pequena e a barriga levemente ­saliente.

Em uma das três inscrições, esculpida no pilar detrás da estátua, lê-se: “O deus perfeito, que fundou Tebas, que aprovou leis perfeitas, e que preserva Maat; Senhor das Duas Terras, Nebkheperura, ­filho de Ra, Senhor das Aparências, Tutankhamon, bem-amado de Amon-Rá, o rei dos deuses.”

Primary Color
default
color 2
color 3
color 4
color 5
color 6
color 7
color 8
color 9
color 10
color 11
color 12