Museu – O Rei Menino de Ouro: Tutankhamon

Os objetos expostos no museu “O Rei Menino de Ouro: Tutankhamon” revelam a importância que a descoberta da tumba do jovem Rei Tut teve para a Egiptologia, pois o que foi revelado contribuiu para a compreensão dos antigos enterramentos reais e desperta fascínio até os dias de hoje. Que tal ver coisas maravilhosas no novo museu da Ordem Rosacruz, AMORC, em Curitiba?

Ao visitar a Ordem Rosacruz, AMORC é possível conhecer mais sobre o Egito e entender a grandiosidade de sua civilização. O Museu Egípcio e o Complexo Luxor fazem parte do Bosque Rosacruz e integram o maior complexo de arte e cultura egípcia do Brasil e da América Latina. Para enriquecer ainda mais o setor cultural da instituição, no dia 07 de setembro de 2019, foi inaugurado o museu “O Rei Menino de Ouro: Tutankhamon”, em parceria com o arqueólogo egípcio e cientista Zahi Hawass, por meio do projeto museológico e museográfico da empresa Laboratorio Rosso, da Itália.

03_trono_1o andar

O trono apresenta o nome Tutankhaton, nome de nascimento do menino de ouro antes de deixar a cidade de Akhetaton fundada por seu pai, o faraó Akhenaton. A cena central da peça apresenta Tutankhaton com Ankhsepaaton, sua esposa. Devido ao tamanho e período é provável que o trono tenha servido ao jovem rei enquanto criança.

Os vasos canópicos serviam para guardar os órgãos internos do falecido durante o processo de mumificação e no enterro. Durante a XVIII Dinastia, os vasos não eram reproduzidos com a face dos deuses protetores, mas do proprietário como nestes exemplares.

O carro de guerra ou a biga foi introduzida no Egito pelos Heqa Khasut ou Hicsos. Ele era usado para guerra ou caça por parte dos faraós, sendo um poderoso instrumento de batalha. É provável que Tutankhamon tenha tido uma queda de um desses carros onde fraturou sua perna que infeccionou e, associada à malária, deu fim à vida do jovem rei.

E aí? Se interessou?
Que tal conferir essa exposição permanente riquíssima em detalhes que despertam a curiosidade relacionada a vida do Menino Rei?