Auditório H.Spencer Lewis
AMORC GLP
1960
O Projeto
Em meados da década de 1960 o número de estudantes rosacruzes afiliados à Grande Loja do Brasil crescia rápido. Após a construção dos dois primeiros prédios (administração e Grande Templo) fez-se necessário idealizar um novo que pudesse abrigar os estudantes rosacruzes de todo o Brasil que viessem à GLB participar das Convenções Nacionais. Assim, na revista “O Rosacruz” de 1966 os membros foram informados de que o projeto para a construção do auditório estava pronto e que a pedra fundamental seria lançada como uma das atividades da Segunda Convenção Nacional Rosacruz, programada para acontecer de 07 a 10 de setembro de 1966, o que de fato ocorreu com a presença do então Imperator, Frater Ralph M. Lewis.
1970
A Construção
A Grande Loja programou-se para inaugurar o auditório e a gráfica, que funcionaria anexa à nova construção, na quarta Convenção Nacional Rosacruz programada para 29 de outubro a 01 de novembro de 1970. Um novo espaço para a gráfica era necessário porque a Grande Loja vinha adquirindo novas máquinas para tornar-se autossuficiente na impressão de todo o material que era enviado aos estudantes rosacruzes. As máquinas estavam alocadas no prédio administrativo e já faltava espaço na época para a condução dos trabalhos. Porém, embora os projetos já existissem desde 1966, as obras apenas iniciaram em março de 1970. Isso ocorreu porque a Prefeitura de Curitiba não queria liberar o alvará, pois insistia em um projeto de construção de uma avenida (Avenida Canal) que passaria pelo terreno do auditório, e de que pelo seu tamanho seria necessário a demolição de parte dos dois prédios já existentes. Depois de um ano e meio de negociação a prefeitura liberou o terreno e, por isso, o auditório foi erguido em período recorde.
28 de outrubro de 1970
Cerimônia de Inauguração
Os membros foram notificados quando esse impasse foi resolvido e de que o novo prédio seguiria o estilo egípcio, porém “modernizado”. Foi construído em cinco meses e meio e inaugurado por ocasião da IV Convenção Nacional Rosacruz, em 28 de outubro de 1970, em uma cerimônia específica. Foi batizado de Auditório Harvey Spencer Lewis, em homenagem ao primeiro Imperator deste atual ciclo da AMORC.
1971
Divulgação
Em “O Rosacruz” de fevereiro de 1971 a Grande Loja publicou as primeiras imagens do auditório. Informava nas legendas das fotos que o local possuía um fino acabamento, com um espaçoso e moderno palco, cabine de projeção, compartimento para cenários e que acomodava 500 pessoas, além de um local amplo para a gráfica.
2002
Novos espaços
Desde 1970 inúmeros eventos ocorreram no Auditório H. Spencer Lewis. Com o passar dos anos foi ganhando novos espaços e atualizando os já existentes. Em 2002 a gráfica foi reformada e batizada com o nome do frater José de Oliveira Paulo, um dos fundadores da Grande Loja do Brasil, além de ter ocupados as funções de Grande Secretário e Grande Tesoureiro. Como resultado desta reforma, em 2003 foi inaugurada uma nova sala, com capacidade para 100 pessoas, para a realização de cursos e palestras. Esta também foi batizada com o nome de outro Frater que muito colaborou com o rosacrucianismo na língua portuguesa: Tônio Luna.