As pirâmides dos faraós Unas e Teti

As pirâmides dos faraós Unas e Teti e seus textos sagrados

Por Ewerson Dubiela – Historiador e Museólogo do MERCT

As pirâmides dos faraós Unas e Teti estão localizadas em Saqqara, região próxima ao Cairo, fazendo parte de um grande complexo de 15 pirâmides reais na região, construídas a partir da III Dinastia (2649-2575 a.C.).

A pirâmide mais central da necrópole de Saqqara é justamente a primeira e pertenceu ao faraó Netjerikhet Djoser, da III Dinastia. Em relação a ela encontramos a pirâmide do faraó Unas no lado sudoeste e a de Teti mais afastada à nordeste.

Unas foi o último rei da V Dinastia (2465-2323 a.C.), enquanto Teti foi o primeiro da VI Dinastia (2323-2150 a.C.). As pirâmides de ambos foram abertas entre 1880 e 1881 pelo egiptólogo francês Gaston Maspero, que acabou descobrindo o Texto das Pirâmides e realizando a edição e, mais tarde, a publicação em 1894.

Do seu conteúdo, os textos procuravam auxiliar o rei em sua ascensão aos céus, destacando diversos itens que facilitariam esta ideia, como rampas ou escadas, nuvens, tempestades, incensos, luz solar e formas de animais. Além disso, os textos ofereciam o conhecimento ao rei sobre os perigos da viagem ao Outro Mundo, os caminhos que deveria percorrer e os locais, identificando os portões e seus respectivos guardiões. Aqui, percebe-se um pouco da geografia do Outro Mundo, constando nos textos o Campo de Juncos e o Campo de Oferendas. O próprio céu é também transformado em um grande canal de água, sob o qual mortos e deuses o atravessam com uma barca.

Nenhuma das “edições” dos Textos das Pirâmides foi ilustrada. Os textos foram gravados em baixo relevo e organizados em colunas verticais nas paredes subterrâneas, incluindo corredores, antecâmara e câmara real, bem como nos sarcófagos de pirâmides posteriores.

Assim, trata-se do corpo textual funerário mais antigo da humanidade. Ao todo, foram identificados 759 encantamentos (apesar de alguns se repetirem), escritos com o formato da língua escrita egípcia antiga, a evolução da escrita egípcia arcaica. Ainda assim, retratam o egípcio antigo inicial, já que o conteúdo pode ser ainda da época Tinita (2920-2575 a.C.) e ter sido repassado por outros meios, como o oral, além de terem origem conservadora devido a sua sacralidade.

É no Texto das Pirâmides, gravado nas construções a partir de Unas, que vemos o significado para estruturas anteriores, como as da pirâmide de Djoser. Nela e em outras, vemos que a entrada está situada na face norte, cujo simbolismo se relaciona com o céu noturno e ao grupo de estrelas do local as quais o governante desejava se unir, elas eram as estrelas do polo norte celestial, as ikhmw sky (aquelas que não conhecem o vazio).

Referências bibliográficas

AUTUORI, Josep Cervelló. Escrituras, Lengua y Cultura en el Antiguo Egipto. El espejo y la lámpara. UAB. 2015

BAINES, John; MÁLEK, Jaromír. A civilização egípcia. Fólio. 2004

BRANCAGLION, Antônio. Quadro Cronológico – Lista de Reis – Laboratório Seshat – Museu Nacional. UFRJ.

HORNUNG, Erik. The Ancient Egyptian Books of the Afterlife. Cornell University Press. Ithaca and London. 1999

LICHTEIM, Miriam. Ancient Egyptian Literature. Vol. 1: The Old and Middle Kingdoms.

LULL, Jose. La astronomía en el antiguo Egipto. Universitat de València. 3ª ed. 2016

WILKINSON, Richard H. Egyptology Today. Cambridge University Press. 2008

Primary Color
default
color 2
color 3
color 4
color 5
color 6
color 7
color 8
color 9
color 10
color 11
color 12