Busto de estátua da rainha-faraó Hatshepsut

Período: Reino Novo – XVIII Dinastia – 1550-1307 a.C.

Este é o busto da rainha-faraó Hatshepsut.

Devido a sua trajetória, este “título” é dado a ela para definir o período em que governou o Egito, apesar de nunca ter sido chamada dessa forma em vida.

Como rainha, ela casou-se com seu meio-irmão, Tothmés II. Esta prática era definida para a família real devido ao mito de Isis e Osiris, em que os dois deuses se casaram e tiveram um filho, Hórus.

Tothmés II e Hatshepsut tiveram uma filha, chamada Neferura, que mais tarde casou-se com um meio-irmão por parte de pai e viria a ser conhecido como Tothmés III.

Quando Tothmés III contava com apenas três anos de idade, seu pai, Tothmés II, faleceu. Dessa maneira, ainda pequeno foi coroado como Rei do Alto e do Baixo Egito e contou com Hatshepsut como sua rainha regente.

Conforme o tempo passava, Hatshepsut – que também era uma sacerdotisa (esposa do deus) – interpretou a vontade do deus Amon e passou cada vez mais a assumir os deveres de um faraó.

Após 7 anos como regente, Hatshepsut passou a ser representada definitivamente como faraó, deixando de ser chamada como rainha e recebendo títulos e figuras da prerrogativa real: Rei do Alto e do Baixo Egito e Senhor das Duas Terras. As roupagens também foram atribuídas como as coroas das Duas Terras, o saiote, o cetro e o mangal e a barba, como neste busto.

Primary Color
default
color 2
color 3
color 4
color 5
color 6
color 7
color 8
color 9
color 10
color 11
color 12
Pular para o conteúdo