Projeto Tothmea Arte: Cícero Moraes Arqueólogo: Moacir Elias Santos Agradecimentos a todos aqueles que contribuíram no projeto e em especial a: Ordem Rosacruz AMORC, Centro Cultural AMORC, Liliane Cristina Coelho, Thiago José Moreira e Priscila Scoville (Fotografias durante o processo de restauração da face da múmia) Música The lamentations of Isis
Proveniência: Tell el-Amarna Período: Reino Novo – XVIII Dinastia – 1353-1335 a.C. O original encontra-se no Museu do Louvre – Paris – França.
Proveniência: Luxor – Egito. Período: Terceiro Período Intermediário – XXI Dinastia – 1070-945 a.C. A original encontra-se no Museu Britânico – Londres – Grã-Bretanha. Embora repleta de símbolos hieroglíficos esta peça não traz o nome de sua proprietária, somente o título de “sacerdotisa”. A face, emoldurada por uma peruca enfeitada com faixas e pétalas de flor de lótus, certamente não condiz com a real aparência da mulher que adquiriu esta peça. Era comum no Egito a confecção de ataúdes por encomenda, ou a “compra” de um exemplar já pronto. Sabemos disto porque em alguns ataúdes o espaço onde estaria o nome do morto foi deixado em branco, ou em outros casos, o nome é muito grande ou pequeno para área onde deveria ser escrito.