Papiros Satíricos

Período: Reino Novo – XIX Dinastia – 1307-1196 a.C.
Proveniência: Tumba da princesa Mereret – Dashur – Egito.
Os originais encontram-se no Museu Egípcio – Turim – Itália; e Museu Nacional Egípcio – Cairo – Egito;

Estes papiros fazem parte de ilustrações de contos e fábulas ou provérbios. Através deles, temos contato com o senso de humor dos antigos egípcios, onde animais passavam a ter papéis humanos. Percebemos que os papiros trazem paródias repletas de críticas a sociedade da época.

Dois inimigos, o leão e a cabra, jogam de maneira muito amigável o jogo de tabuleiro “Senet”; um chacal toca flauta dupla enquanto pastoreia cabras; e um gato acompanha educadamente alguns patos. Dois gatos servem a uma ratazana que nobremente usa uma peruca e vestes de linho; enquanto outros gatos carregam seu filho e a abanam; além disso, raposas transportam cântaros e fazem libações.

Vale lembrar que os egípcios antigos eram um povo que estava sempre em transformação e evolução. Críticas sociais começaram a ser elaboradas ainda na época do Primeiro Período Intermediário e Reino Médio, cerca de 500 anos antes da elaboração destes artefatos, momento em que surgiu a literatura egípcia antiga.

Primary Color
default