Detalhe da cama de Tutankhamon no formato do deus Bes

Proveniência: Tumba de Tutankhamon – KV62 – Vale dos Reis – Egito.
Período: Reino Novo – XVIII Dinastia – 1550 – 1307 a.C.
O original encontra-se no Grande Museu Egípcio – Gizé – Egito.

Bes era um deus anão, que possuía uma coroa de plumas e uma barba que circulava o rosto em forma de juba de leão e conectada pelas orelhas deste animal. A língua que se projeta para fora de sua boca demonstra agressividade e ao mesmo tempo uma brincadeira. A divindade geralmente é representada usando, além da coroa de plumas, um saiote de pele de pantera com uma cauda de leão. O motivo é mais sírio do que egípcio, demonstrando parte de suas origens.

Bes era o protetor dos nascimentos em conjunto com Taueret. Se uma mulher estivesse com dificuldades no momento do parto, uma magia invocando Bes deveria ser recitada quatro vezes sobre um pequeno tijolo de argila colocado na coroa da cabeça da mulher em trabalho de parto. Além disso, Bes foi representado nas cenas de nascimento divino de reis, como Hatshepsut e Amenhotep III, respectivamente nos templos de Deir el-Bahari e Luxor.

Já na época ptolomaica e romana, os “mammisi” (Casas de Nascimento) se tornaram parte efetiva dos templos maiores e a imagem de Bes serviu para decorar tais ambientes, com função mágico-religiosa de proteção ao nascimento. Porém, muito tempo antes dos Mammisi, Bes já era representado como parte de elementos decorativos de camas ou outros objetos, como é o caso deste detalhe da cama de Tutankhamon.

Primary Color
default
color 2
color 3
color 4
color 5
color 6
color 7
color 8
color 9
color 10
color 11
color 12