Exposição Akhet: o horizonte dos deuses

Foi na sua arquitetura construída em pedra, com a intenção de durar a eternidade, que os antigos egípcios nos legaram o simbolismo de sua crença religiosa e funerária. Akhet, título da exposição do Museu Egípcio e Rosacruz, é o símbolo hieroglífico que corresponde ao horizonte, que para os egípcios representava o local de passagem entre o mundo dos vivos e o mundo dos deuses, além de ser o local onde o sol nasce e se põe todos os dias. Observar esse fenômeno natural e sendo o sol o deus egípcio Rá, criador do mundo, possivelmente motivou a forma das principais construções realizadas pelos egípcios ao longo de seu período faraônico. Assim, a XVI mostra de longa duração do Museu Egípcio o convida a conhecer alguns modelos arquitetônicos egípcios antigos e o significado que possuíam

Sala 1 – AS PIRÂMIDES

Símbolos do sol, as pirâmides foram construídas para abrigar as múmias dos faraós das primeiras dinastias. O rei, visto como filho do sol, após a morte, se encontraria com os deuses junto das estrelas. No período da construção das primeiras pirâmides os nobres eram enterrados em construções menores chamadas mastabas que também são demonstradas nesse ambiente.

[masterslider id=”5″]

Sala 2 – OS TEMPLOS EGÍPCIOS

Nos templos, locais de culto dos deuses e dos faraós, ocorriam diariamente a cerimônia para garantir a Ordem Cósmica criada pelos deuses no momento da criação. Sua arquitetura está totalmente relacionada a esse momento mitológico. Além de demonstrar a estrutura dos templos, esta sala dedica-se ao ofício dos sacerdotes, sendo que o primeiro e principal deles era o faraó.

[masterslider alias=”ms-76-1″]

Sala 3 – COMPLEXOS FUNERÁRIOS

A crença egípcia na vida além-túmulo motivou a construção de diversas estruturas arquitetônicas como pirâmides, mastabas e hipogeus. Nesta sala apresentamos um desses exemplos, as tumbas construídas para os faraós no Vale dos Reis. Para além de conhecer essas estruturas, nesta sala há objetos relacionados à tumbas de nobres, de exemplares de materiais que eram guardados dentro delas ou utilizados no processo de mumificação.

[masterslider alias=”ms-76-2″]