Camila Czelusniaki– Monitora do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon
A região de Saqqara, Egito, é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1979. Recentemente, em 2018, a Missão Arqueológica Egípcia iniciou as escavações no sítio arqueológico na região do Cemitério de Animais, próxima a pirâmide do faraó Djoser, da III dinastia, o qual foi o primeiro a ser sepultado em uma pirâmide, datada de aproximadamente 2.600 a.C., construída pelo vizir e arquiteto Imhotep. Durante os 4 anos de escavação e pesquisa no local, foram encontrados animais mumificados, tumbas, sarcófagos, estatuas, entre outros artefatos ricos em história e significados.
Em dezembro de 2018 foi anunciada a descoberta da tumba de um sacerdote chamado Wah-T (Wahti), a tumba-capela data de aproximadamente 2.500 a 2.300 a.C. Wahti era um sacerdote puro, no período do faraó Neferirkara, da V dinastia. Após a retirada dos escombros na entrada da tumba observou-se que havia inúmeras pinturas em alto relevo nas paredes, estas representam cenas dele com sua esposa (Weret Ptah), sua mãe (Merit Meen), três filhos e uma filha. A tumba possuía também 18 nichos com 24 estatuas de Wahti e sua família, além de outros 26 nichos menores contendo estatuas de escribas.
Em abril de 2019 ocorreu a liberação da capela para a escavação dos 4 poços funerários que esta continha. No primeiro poço havia apenas fragmentos de vasos de cerâmica, já o segundo possuía 3 esqueletos, dois meninos adolescentes com aproximadamente 20 e 18 anos, e um menino com menos de 6 anos. No terceiro poço funerário encontraram um esqueleto de uma mulher idosa com mais de 50 anos, uma moça de 30 anos e uma criança com idade desconhecida.
Por fim, no último poço havia o esqueleto de um homem com aproximadamente 35 anos, que possuía ossos não saudáveis. A arqueóloga responsável pela identificação, limpeza e estudo dos ossos, Doutora Amira Shaheen, relata no documentário “Os segredos de Saqqara”, que possivelmente o homem possuía anemia, pois seus ossos estavam distendidos. Neste mesmo documentário da Netflix mostra-se que os arqueólogos responsáveis pela escavação na tumba acreditam que no primeiro poço encontrava-se os três filhos de Wahti, no segundo sua mãe, esposa e filha e que por fim, após sua morte, ele teria sido sepultado no último poço funerário.
As escavações no local ainda continuam e, recentemente, no dia 30 de maio de 2022, a Missão Egípcia em Saqqara anunciou nas mídias sociais uma nova descoberta, um poço funerário contendo 250 sarcófagos de madeira coloridos com múmias de aproximadamente 2500 anos, cerca de 150 estatuas de bronze, além de um papiro de nove metros selado e conservado. De acordo com esta publicação, a descoberta na necrópole de Saqqara pode ser uma das maiores fontes de informação para preencher lacunas da história do Egito, os artefatos encontrados datam aproximadamente século V a.C.
O diretor do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Mostafa Waziri, relata que as 150 estatuas de bronze encontradas possuem tamanhos e ídolos egípcios variados, entre elas tem-se: Anúbis, Osiris, Isis, Néftis, Hathor, Amom, Bastet, e uma estátua sem cabeça do arquiteto Imhotep. Após sua morte Imhotep foi venerado como patrono dos escribas e, no VII século a.C., foi divinizado como protetor dos médicos, “ele revolucionou a arquitetura no mundo antigo” declarou Waziri. Além disso o diretor do Conselho aponta que o papiro de nove metros possivelmente contém capítulos do Livro dos Mortos, ele foi encaminhado para laboratórios do Museu Egípcio da Praça de Tharir, no Cairo, para restauração, análise e tradução dos textos.
Contundo, Mostafa Waziri, no mesmo dia em que anunciou a descoberta discursou sobre os objetivos e trabalhos já realizados da Missão Arqueológica Egípcia em Saqqara, “encontrar a tumba de Imhotep é um dos principais objetivos da missão arqueológica que já fez quatros temporadas de explorações arqueológicas no sítio”. Durante o discurso ele se demonstrou entusiasmado com as possíveis histórias e artefatos que ainda estão soterrados e hão de ser encontrados.
Referencias:
OS SEGREDOS DE SAQQARA, direção de James Tovell, Estados Unidos: Netflix, 2020, disponível em: https://www.netflix.com
BRUNATO, Ingredi. A tumba do sacerdote Wahtye, uma das maiores descobertas do Egito. Aventuras na História, 07 de ago. de 2021. Disponivel em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/relembreincrivel-descoberta-da-tumba-do-sacerdote-wahtye-no-egito.phtml .
A descoberta do tumulo do sacerdote puro real da época da Quinta Dinastia. Ministry of Tourism and Antiquities واآلثار السياحة وزارة .15 de dezembro de 2018. Disponível em: http://www.antiquities.gov.eg/DefaultAr/pages/NewsDetails.aspx?newsid=715
Ministry of Tourism and Antiquities واآلثار السياحة وزارة .A descoberta do primeiro e maior esconderijo de estatuas de bronze e caixões coloridos com múmias. 30 de maio de 2022. Facebook: Ministry of Tourism and Antiquities Facebook | وزارة السياحة واآلثار
Egito revela descoberta arqueológica gigantesca; papiro de nove metros é uma das peças. Jovem Pan News. 30 de mai. 2022. Disponível: https://jovempan.com.br/noticias/mundo/egito-revela-descoberta-arqueologicagigantesca-papiro-de-nove-metros-e-uma-das-pecas.htm