Orlando Buratto – Monitor do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon
Saqqara, é uma região vasta e extremamente antiga, sua nomenclatura deriva do nome da divindade protetora do território, o deus Sokar. Ela se encontra a 40km a Sudoeste da atual capital do Egito, Cairo, tendo construções funerárias que datam desde as duas primeiras dinastias (3100 a.C.- 2686 a.C.), se estendendo por todo o período Reino Antigo (2686 a.C. – 2181 a.C.), até o período do Reino Novo (1550 a.C. – 1069 a.C.), tendo sido a principal necrópole da cidade de Memphis durante toda a sua história, desde o seu apogeu até a sua decadência.
Essa localidade é constituída, de forma geral, por construções funerárias como pirâmides, tumbas, túmulos e templos. Dentre essas construções estão as mastabas, que são estruturas construídas sobre os próprios túmulos. Geralmente apresentam uma fachada em formato retangular ou trapezoidal, sendo feitas de tijolos de barro ou pedras. Foram usadas desde a primeira dinastia por faraós, membros da nobreza e altos funcionários do estado egípcio, tendo como principal função guardar o corpo do falecido. Na parte norte da necrópole é onde se concentra a maior quantidade de mastabas, porém ainda pode-se encontrar algumas na parte sul, como a mastaba de Ka – Aper, um escriba que viveu entre o final da IV (2613 a.C. – 2465 a.C.) e o começo da V dinastia. A 3km mais ao sul também se encontra a mastaba de El-faraun, ela foi produzida no final da IV dinastia, abrigando seu dono, o faraó Shepseskaf (2472 a.C. – 2467 a.C.), sendo uma das mastabas mais diferentes que existem, muito por conta de sua fachada que possui um forma de escada, com a estrutura maior e mais larga servindo de base para uma menor, mostrando uma concepção arquitetônica diferente, em formato escalonado.
Fora a parte externa das mastabas, elas também são compostas por estruturas internas, é comum que quase todas essas construções apresentem uma sala destinada para a realização do culto ao morto, geralmente tendo nesse local uma estátua ou uma imagem representando o falecido que irá receber as oferendas do culto prestado. Outro elemento que é tradicional nessas estruturas funerárias são as decorações, como imagens de animais sendo alimentados, pesca, caça e festividades. Estas cenas podem ser observadas nas mastabas de Niankh-Khnum e Khnumhotep e na de Mereruka, todas localizadas ao norte da necrópole de Saqqara. A mastaba de Mereruka, vizir durante os reinados de Teti e Pepi I, ao longo da VI dinastia (2323 a.C. – 2150 a.C.), apresenta uma série de decorações, que são feitas, em baixo relevo, como uma imagem que apresenta o vizir e sua esposa sentados de frente para uma mesa de oferendas, o pastoreio do gado por um pântano, uma captura de uma hiena e, em uma outra parede, há uma cena relacionada a arte da ourivesaria, com homens produzindo peças que serviriam ao seu mestre na outra vida. Já na mastaba dos dois irmãos Niankh-Khnum e Khnumhotep há cenas relacionadas a caça e a pesca. A maioria delas enfatiza a figura dos dois juntos, como a do banquete que apresenta os dois irmãos abraçados, muito provavelmente porque ambos foram enterrados na mesma tumba, essa estrutura em particular possuía uma parte de sua subterrânea escavada na rocha.
Essas mastabas em conjunto com muitas outras como a de Ti, Khuwy e Ptahshepse, que também se encontram na parte norte da região, enriquecem ainda mais o sítio arqueológico da região de Saqqara, que, atualmente é um dos mais importantes para a egiptologia moderna, servindo como uma fonte confiável e rica de informações, contendo mastabas da I a VI dinastia.
REFERÊNCIAS
FARIA, Thais Chaiane Costa. Mênfis. Museu Egípcio. Disponível em: http://museuegipcioerosacruz.org.br/menfis/. Acesso em: 16, jun. 2022.
MENPHIS AND ITS NECROPOLIS. Ministry of Tourism and Antiquitties. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/en/world-heritage/memphis-and-its-necropolis. Acesso em: 08, jun. 2022.
MURRAY, Margaret Alice. Saqqara Mastabas. London. 1904. 125p. Disponível em: http://www.etana.org/sites/default/files/coretexts/15132.pdf
SAQQARA. Ministry of Tourism and Antiquitties. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/en/archaeological-sites/saqqara. Acesso em: 08, jun. 2022.
STATUE OF KA-APER. Ministry of Tourism and Antiquitties. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/en/collections/statue-of-ka-aper-2. Acesso em: 15, jun. 2022.
TOMB OF MEREKURA. Ministry of Tourism and Antiquitties. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/en/monuments/tomb-of-mereruka. Acesso em: 08, jun. 2022.
TOMB OF THE TWO BROTHERS NIANKH-KHNUM AND KHNUMHOTEP. Ministry of Tourism and Antiquitties. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/en/monuments/tomb-of-the-two-brothers-niankh-khnum-and-khnumhotep. Acesso em: 08, jun. 2022.
THE STEP PYRAMID COMPLEX OF DJOSER. Ministry of Tourism and Antiquitties. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/en/monuments/step-pyramid-of-djoser. Acesso em: 12, jun. 2022.