A carruagem de batalha de Tutankhamon

Período: Reino Novo – XVIII Dinastia – 1550-1307 a.C.
Proveniência: Tumba KV62 – Vale dos Reis, Luxor – Egito.
O original encontra-se no Grande Museu Egípcio – Gizé – Egito

Esta é uma das carruagens que pertenceram ao rei Tutankhamon.

Tal veículo foi introduzido no Egito Antigo, bem como os cavalos, durante o Segundo Período Intermediário (1640-1550 a.C.) durante a invasão dos Heqa Khasut ou Hicsos (povos estrangeiros).

Alguns desses carros podiam ser usados em batalhas, caçadas ou em funções ou cerimônias oficiais. A carruagem em nosso acervo é cerimonial.

Produzida em madeira e folheada a ouro, ela possui uma decoração espiralada, o que demonstra as trocas culturais entre os povos com origem na Ásia Menor e motivos egípcios antigos.

Na imagem central da carruagem, podemos identificar a figura de Rá-Horakhty, o deus sol em formato de falcão com suas asas abertas. Abaixo dele há três cartuchos protegidos pelas deusas Nekhbet e Wadjet, do Alto e do Baixo Egito, em formato de serpentes pelas laterais. Dentro desses cartuchos podemos identificar os nomes de nascimento e de trono do rei, Tutankhamon Nebkheperura, e o nome da rainha, Ankhsenamon.

Abaixo dos cartuchos, encontramos dois pássaros sobre um cesto. O pássaro quer dizer “povo comum” e o cesto a palavra “todo”. Entre eles, temos os hieróglifos ankh (vida) e djet (estabilidade) também acima do hieróglifo do cesto. Os pássaros “possuem” braços estilizados que estão em posição de oferenda. Dessa forma, podemos compreender a imagem da seguinte forma “Todo o povo comum oferece toda a vida e estabilidade”.

Na cena inferior, o hieróglifo Sema Tawy que representa a “união entre as Duas Terras” do Alto e do Baixo Egito, a qual o rei governa, aprisiona os inimigos dos egípcios, como núbios, líbios e asiáticos.

Ao total, foram localizadas seis carruagens desmontadas, porém completas, na tumba de Tutankhamon e distribuídas entre a antecâmara e a sala do tesouro.

Primary Color
default
color 2
color 3
color 4
color 5
color 6
color 7
color 8
color 9
color 10
color 11
color 12